Através da Avaliação Neuropsicológica, pode-se traçar o perfil cognitivo e emocional, ou seja, conhecer as habilidades e dificuldades que o paciente apresenta em relação à orientação, atenção, concentração, percepção, linguagem, processamento de informações, capacidade de aprendizagem, memória, raciocínio, planejamento, funções motoras, iniciativa, assim como, aspectos relacionados à impulsividade, agressividade, depressão, ansiedade, etc.É um exame que pode esclarecer a compreensão de casos de dificuldade de aprendizagem, uma vez que aponta que áreas da cognição estariam comprometidas, justificando o baixo desempenho acadêmico.

Tal avaliação é realizada através de testes psicológios e neuropsicológicos padronizados pelo CFP ( Conselho Federal de Psicologia), onde o paciente receberá um Laudo apontando os resultados dos testes realizados e a orientação devida. A avaliação pode ser realizada em crianças, jovens, adultos e idosos.

REAVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA:
A Reabilitação Neuropsicológica tem como proposta principal a readaptação funcional e social possível de pacientes que apresentam algum tipo de dificuldade, que pode ser cognitiva e/ou comportamental, comumente associada às seguintes alterações neurológicas:
* Traumatismo Crânio Encefálico (TCE),
* Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC),
* Síndromes Degenerativas (Demências Vasculares, Fronto-Temporais, Alzheimer, etc

As técnicas de estimulação das funções cognitivas (memória, atenção, etc) e os procedimentos utilizados no programa de reabilitação são específicos para cada pacientes, pois são desenvolvidas respeitando o grau de comprometimento cognitivo e principalmente das demandas e interesses de cada paciente. Dessa forma, a Reabilitação Neuropsicológica busca promover:
*A estimulação da funcionalidade do paciente, visando à promoção de independência e autonomia o quanto for possível;
*A redução ou estabilização das dificuldades (cognitivas e comportamentais) apresentadas;
*O desenvolvimento de estratégias compensatórias;
*A integração entre paciente, família, sociedade;
*Maior qualidade de vida aos pacientes e aos seus familiares.